segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pierre Verger

Pierre Verger nasceu em París no dia 04/11/1902, desfrutando de boa condição financeira. O ano de 1932 foi decisivo em sua vida: aprendeu um oficio-a fotografia- e as viagens. Após aprender as técnicas básicas com o amigo Pierre Boucher, conseguiu sua primeira Rolleiflex. De dezembro de 1932 até agosto de 1946, foram quase 14 anos consecutivos de viagens ao redor do mundo, sobrevivendo da fotografia. Verger negociava suas fotos com jornais, agências e centros de pesquisas.
Em 1946 desembarcou em salvador, na Bahia, onde o atraíram hospitalidade e riqueza cultural que encontrou na cidade. Apaixonou-se pela história dos afrodescendentes e pelo candomblé.
A história, os costumes e a religião praticada pelos povos Iorubás e seus descendentes, na África e na Bahia, passaram a ser os temas centrais de sua obra.
Nos anos de 1960 seu trabalho foi reconhecido internacionalmente e ele recebeu o título de doutor pela Universidade Sorbonne.
Em 1988, Verger criou a Fundação Pierre Verger, da qual era doador, mantedor e presidente, transformando a sua própria casa em um centro de pesquisas, cujo o acervo contém cerca de 60 mil negativos de fotos suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário